11 de junho de 2013

PT nacional já trabalha nome para disputa ao Senado na PB; escolhido tem a cara de JP

PT nacional já trabalha nome para disputa ao Senado na PB; escolhido tem a cara de JP
O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores prepara uma grande ofensiva para aumentar a sua representação no Senado  nas eleições 2014, pretendendo ficar menos dependente dos partidos aliados que dão sustentação ao governo Dilma Rousseff (PT).

Na Paraíba, atende pelo nome de Lucélio Cartaxo (PT) a carta na manga dos petistas para disputar a cadeira, atualmente ocupada por Cícero Lucena (PSDB). O irmão gêmeo do atual prefeito de João Pessoa, que já pôs o 'bloco na rua' para pleitear um mandato de deputado federal, terá que reavaliar os seus planos visando à disputa eleitoral do próximo ano.

Informações obtidas de Brasília pelo PB Agora dão conta que a idéia teria sido sugerida pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, após consultas ao marqueteiro baiano João Santana, responsável pelas campanhas vitoriosas de Dilma Rousseff em 2010 e de Fernando Haddad em 2012.


O detalhe é que Lucélio, além de irmão, tem 'a cara' de Luciano, ou seja, 'a cara' da prefeitura de João Pessoa, fortalecendo muito a sua divulgação no município, além de ser o único candidato que na campanha poderá estar representado em dois lugares ao mesmo tempo.

A tese teria deixado o prefeito Luciano Cartaxo com uma 'pulga atrás da orelha’, pois ele considera que a eleição de deputado federal do irmão seria menos trabalhosa, e, por isso, não estaria convencido da idéia de trocar o certo pelo duvidoso. Porém, o próprio Lucélio já não consegue esconder dos amigos que o seu coração vibra todas as vezes que é abordado sobre o assunto. Afinal, chegar ao 'tapete azul', que chega a ser comparado ao céu, é um sonho que 10 em cada 10 políticos brasileiros já alimentaram um dia.


Pré-candidatos a deputado federal como o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, e o vice-prefeito, Nonato Bandeira, são radicalmente favoráveis a idéia de Lucélio disputar o Senado, pois isso acalmaria as bases eleitorais de João Pessoa e os tiraria da 'reta do trator' na prefeitura. Outro que também não esconde o seu alívio caso isso aconteça é o deputado federal Luiz Couto, seriamente ameaçado pela pré-candidatura do ‘Cartaxo 2’ à Câmara Federal.

É digno de registro que nas últimas eleições, Lucélio abriu mão de ser candidato a vereador, mesmo virtualmente eleito, para evitar contendas com outros companheiros petistas, a exemplo de Fuba e Benilton Lucena, que com auxílio deste gesto, conseguiram suas vitórias para a Câmara Municipal de João Pessoa.

Com quase uma década de serviços prestados à Paraíba, a frente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de fundador e mantenedor da ONG Picolé de Manga, que fomenta a educação de crianças carentes da capital, Lucélio deve deixar de ser sombra do irmão Luciano a partir de 2014, assim como aconteceu com os irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará.

Confirmando-se a composição, o cenário para a chapa das oposições teria o PMDB indicando Veneziano para o governo, o PT com Lucélio Cartaxo para o Senado e o PEN seria contemplado com a vice indicando o ex-prefeito Luciano Agra.

As conjecturas, mais do que nunca, revelam que o prefeito Luciano Cartaxo posiciona-se como a maior liderança das oposições no estado da Paraíba, tendo que ‘fazer das tripas coração’ para impedir a recondução do governador Ricardo Coutinho em 2014, fragilizando a oposição municipal do PSB e pavimentando sua reeleição em 2016.

E o PB Agora permanece atento aos bastidores da política paraibana.


PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário